Ansiedade

De acordo com a Terapia de Reprocessamento Generativo, a ansiedade se resume simplesmente a um “excesso de medo”. Isso porque a pessoa carrega um acúmulo de informações dolorosas que foram registradas ao longo da vida, que passaram a mensagem que ela estava em perigo ou em desamparo.

Em uma situação de alerta (independente se o evento é real ou imaginário) o cérebro dispara uma descarga de adrenalina, iniciando um circiuto chamado efeito cascata.

O efeito cascata, é o nome dado para eventos sequenciais, que geram consequências em função de outro fator, ou seja, sugere a ideia de um efeito ser a causa de outro efeito gerando uma série de acontecimentos semelhantes de média, longa ou infinita duração, como num efeito dominó, desencadeando a compulsão a repetição.

Mas o que é a ansiedade? é uma resposta natural do corpo a situações de estresse ou perigo, porém quando se torna excessiva e constante, pode impactar a qualidade de vida e ser considerada um transtorno generalizado de ansiedade.

Transtorno de Ansiedade

O Transtorno de Ansiedade não é uma causa/raíz de um problema emocional, na verdade o Trantorno de Ansiedade ele é, apenas um sintoma da causa. A causa na grande maioria das vezes está interligado com eventos que ocorreram ainda na infância. Esses eventos foram registrados e arquivados pelo inconsciente. Com o passar do tempo são manifestos através dos sintomas no corpo físico, pois o mesmo não consegue mais guarda-los e precisa jogar pra fora, pra que a pessoa entenda que tem algo ali que não foi resolvido e precisa de atenção.

O Transtorno de Ansiedade, traz impactantes malefícios, pois quando o corpo não aguenta mais controlar a ansiedade de resposta natural, o mesmo corpo inicia o processo de descarga de adrenalina. É como se a pessoa estivesse diante de uma arena lutando com inúmeros leões e ali, naquele momento, as únicas opções são: fugir ou lutar.

Tanto fugir como lutar, exigem movimento, força e ação. Nesse momento o corpo entra em “crise”. Por esse motivo, na maioria das crises de ansiedade ocorre muita sudorese, mãos e pés gelados, respiração ofegante e as mãos ficam abrindo e fechando desinquietas. O cérebro entende que você está se preparando para fugir ou lutar, emitindo uma descarga de adrenalina para todo o seu corpo, fazendo ele sentir que precisa estar em alerta, pois existe uma situação de perigo logo ali, não pode dormir, é preciso estar atento e acelerado.

vejamos a baixo alguns dos sintomas mais comuns da Ansiedade:

Sintomas da Ansiedade
  • Preocupação excessiva e persistente
  • Sensação de inquietação ou nervosismo
  • Dificuldade de concentração
  • Cansaço e fadiga
  • Problemas no sono (insônia ou sono agitado)
  • Aceleração dos batimentos cardíacos
  • Falta de ar ou sensação de sufocamento
  • Tensão muscular e dores no corpo
Tipos de Transtornos de Ansiedade
  1. Ansiedade Generalizada (TAG) – Preocupação exagerada sobre diversas áreas da vida.
  2. Transtorno do Pânico – Crises súbitas e intensas de medo, acompanhadas de sintomas físicos.
  3. Fobia Social – Medo intenso de interações sociais.
  4. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – Pensamentos repetitivos (obsessões) e comportamentos compulsivos.
  5. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) – Ansiedade após eventos traumáticos.
Como lidar com a Ansiedade
  • Terapia: Psicoterapia (como a Terapia de Reprocessamento Generativo) a mais eficaz em reprocessar padrões de pensamento.
  • Atividade física: Exercícios ajudam a reduzir o estresse e liberar endorfinas.
  • Técnicas de relaxamento: Meditação, respiração profunda e mindfulness podem ajudar no equilíbrio do corpo.
  • Sono adequado: Dormir bem ajuda a equilibrar o sistema nervoso.
  • Evitar estimulantes: Reduzir cafeína, álcool…
  • Procurar apoio: Não exite em procurar ajuda!

Se sente que a ansiedade está a afetar a sua vida, não hesite em procurar ajuda profissional. A ansiedade é tratável, e com o suporte certo, é possível recuperar o bem-estar e desfrutar da paz que excede todo entendimento.

Agende um horário e conheça mais sobre a Terapia de Reprocessamento Generativo.

Compartilhe: